Eventos

ENCONTRO SUL MINEIRO DE CAFEICULTORES

O Encontro é um dos eventos que marcam o calendário de atividades da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e tem como finalidade estabelecer uma relação entre a Universidade e o campo. O evento tem grande destaque por ter uma de suas etapas na UFLA que é considerado o berço dos estudos relacionados à cafeicultura, sendo assim são apresentadas aos produtores pesquisas que estão sendo realizadas que aprimorará a cultura do café em âmbito nacional. O Encontro Sul Mineiro de Cafeicultores se destaca pela oportunidade dos produtores poderem acompanhar as novas tecnologias por meio de palestras no período da manhã e dia de campo na parte da tarde. O evento é realizado em parceria com a EMATER, UFLA, Faepe e Governo de Minas.

CICLO DE PALESTRAS

Realizado anualmente, o Ciclo de Palestras em Cafeicultura reúne a cada edição, um número cada vez maior de estudantes, técnicos e pesquisadores. Há mais de 13 anos realizando este evento, o mesmo sempre foi sinônimo de sucesso e tem ampla participação da Universidade. Com a participação de renomados pesquisadores abordando temas de grande importância para a cadeia produtiva cafeeira, os participantes têm a oportunidade de atualizarem sobre o manejo, mercado e política do café, além de terem a oportunidade de expor seus questionamentos.

GOLDEN CUP

Em mais um projeto pioneiro do NECAF, o “I Golden Cup” é o concurso de qualidade de café para filhos de cafeicultores da Agência de Inovação do Café – INOVACAFÉ, da Universidade Federal de Lavras – UFLA. A essência deste projeto está na promoção da cafeicultura com cafés de melhor qualidade, e o grande diferencial é que o concurso é voltado a filhos de cafeicultores, que são capacitados quanto as formas de processamento do fruto e as técnicas visando a produção de cafés especiais. O concurso é dividido em duas categorias (via úmida e via seca).
A primeira edição contou com o apoio dos núcleos de estudos QI Café, Pós-Café, GHPD, NEMEC, NEMAPORT e das empresas Origina, Fazenda Guariroba, Corretagem de Cafés Ouro Verde, Região da Alta Mogiana e Videplast. Os vencedores dessa edição foram premiados em cerimônia solene em Lavras/MG.